QUEM SOMOS - CRISTINA TAVARES, JENNIFER AMANDA, TATIANY VICTORIA, TATY STEFANI E BEATRIZ IANY

domingo, 24 de novembro de 2019

ENDOMARKETING



O Marketing surgiu por volta da década de 1940 com o intuito de satisfazer os clientes através da oferta de produtos e serviços, estabelecendo uma relação de troca entre empresa e consumidor. O tema Endomarketing surgiu a partir do tema Marketing, porém, este novo conceito é aplicado no interior das organizações para seus colaboradores.

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, criando em uma equipe motivada e reduzindo o índice de rotatividade dos funcionários, atraindo e mantendo profissionais altamente qualificados para a empresa.

A opinião e a visão do público interno de uma empresa podem influenciar na visão dos clientes externos, acarretando prejuízos que poderão afetar o negócio. Um funcionário vende bem o produto quando conhece e acredita no que está vendendo. Uma empresa pode ser considerada uma das melhores no mercado e ter uma marca bem conceituada, porém um funcionário desmotivado pode por tudo isso a perder. Segundo Walt Disney (apud Endomarketing, 2010, p.29) “você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisara de pessoas para transformar esse sonho em realidade”.

O endomarketing deixa os trabalhadores mais motivados, pois eles sentem a preocupação e interesse da empresa em melhorar o ambiente, e com funcionários motivados a empresa passa a ter uma produtividade melhor, pois todos ficam mais satisfeitos com o seu trabalho, a rotatividade diminui e cria uma quadro de funcionários mais preparado e experiente, a mão de obra é mais qualificada, leal e compromissada com a empresa, o clima organizacional é mais saudável, diminuído o estresse, esses são alguns do benefícios, mas trabalhar o marketing interno causa uma serie de mudanças na empresa, pois o ambiente informal (boca a boca) acaba influenciando muito a empresa, o que os funcionários dizem sobre a empresa para as pessoas de fora acaba tendo um grande peso.


FILHO; Edson Pinto Ferreira. PEREIRA; Fernanda Abrantes. PASSOS; Graciela dos Santos. A influência do endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional 2013. Disponível em . Acesso em 20 de novembro 2019.

MEU SUCESSO.COM. Qual a importância do Endomarketing para o meu negócio? 2016 Disponível em . Acesso em 20 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário