O Marketing surgiu por volta da década
de 1940 com o intuito de satisfazer os clientes através da oferta de produtos e
serviços, estabelecendo uma relação de troca entre empresa e consumidor. O tema
Endomarketing surgiu a partir do tema Marketing, porém, este novo conceito é
aplicado no interior das organizações para seus colaboradores.
Endomarketing é uma estratégia de
marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também
chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus
colaboradores, criando em uma equipe motivada e reduzindo o índice de rotatividade
dos funcionários, atraindo e mantendo profissionais altamente qualificados para
a empresa.
A opinião e a visão do público
interno de uma empresa podem influenciar na visão dos clientes externos,
acarretando prejuízos que poderão afetar o negócio. Um funcionário vende bem o
produto quando conhece e acredita no que está vendendo. Uma empresa pode ser
considerada uma das melhores no mercado e ter uma marca bem conceituada, porém
um funcionário desmotivado pode por tudo isso a perder. Segundo Walt Disney
(apud Endomarketing, 2010, p.29) “você pode criar e construir o lugar mais
maravilhoso do mundo, mas você ainda precisara de pessoas para transformar esse
sonho em realidade”.
O endomarketing deixa os
trabalhadores mais motivados, pois eles sentem a preocupação e interesse da
empresa em melhorar o ambiente, e com funcionários motivados a empresa passa a
ter uma produtividade melhor, pois todos ficam mais satisfeitos com o seu
trabalho, a rotatividade diminui e cria uma quadro de funcionários mais preparado
e experiente, a mão de obra é mais qualificada, leal e compromissada com a
empresa, o clima organizacional é mais saudável, diminuído o estresse, esses são
alguns do benefícios, mas trabalhar o marketing interno causa uma serie de
mudanças na empresa, pois o ambiente informal (boca a boca) acaba influenciando
muito a empresa, o que os funcionários dizem sobre a empresa para as pessoas de
fora acaba tendo um grande peso.
FILHO; Edson Pinto Ferreira.
PEREIRA; Fernanda Abrantes. PASSOS; Graciela dos Santos. A influência do
endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional 2013.
Disponível em . Acesso em 20 de novembro 2019.
MEU SUCESSO.COM. Qual a
importância do Endomarketing para o meu negócio? 2016 Disponível em . Acesso em
20 de novembro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário