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quinta-feira, 14 de novembro de 2019

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Tipos de comportamento organizacional.

Ética
Um conjunto de regras de conduta, de valores morais que toda empresa adota, diz respeito ao cumprimento de todas as atividades e tarefas de cada profissional, segundo os padrões determinados pela empresa em que ele está inserido. A ética profissional está diretamente ligada à honestidade, ao cumprimento das regras estabelecidas, ao respeito aos colegas de trabalho, clientes e superiores, a manter uma atitude de humildade para ouvir e aprender com os outros, a ser um profissional confiável.
Controle gerencial
Controle gerencial é o método utilizado pela administração de uma empresa, trata-se de um comportamento organizacional complexo no meio corporativo, uma vez que existem diferentes níveis de controle gerencial, cada qual com um impacto diferente nos colaboradores e, consequentemente, nas atitudes de cada um deles.
Controle familiar: é feito de maneira informal, são as relações e os comportamentos organizacionais baseados em laços de amizade, lealdade e confiança;
Controle burocrático: regulamentos rígidos, em que os colaboradores têm pouca autonomia, um sistema empresarial que não permite mudanças;
Controle por resultados: como o próprio nome diz, este tipo de controle é baseado em resultados. É aplicado em ambientes corporativos altamente hostis, em que os colaboradores são avaliados por seu desempenho e pelos resultados apresentados;
Responsabilidade
Considerado ideal para qualquer empresa ou organização, o mais importante é a responsabilidade em cumprir com as obrigações e demandas no prazo determinado, mas também à forma como o profissional se comporta, sua postura e suas atitudes dentro da empresa.

Perseguição

É um  comportamento negativo que pode estar presente em qualquer ambiente corporativo. A perseguição profissional pode causar queda de desempenho e produtividade, demissão e até problemas de saúde como estresse e depressão.
Ocorrendo um caso deve-se relatar o ocorrido aos superiores para que a situação seja resolvida e, nos casos mais extremos, procurar auxílio de um advogado e dos sindicatos responsáveis.

Dicas para estimular o desempenho dos colaboradores 

Capacitação e desenvolvimento
A empresa que se preocupa com a valorização de seus colaboradores investe na capacitação e no desenvolvimento, é através deste processo que é possível aprimorar ainda mais as competências, as habilidades e, consequentemente, a sua performance.
Reconhecer necessidades individuais
O comportamento organizacional é individual, que diz respeito ao perfil do colaborador, suas principais características e também à forma como este interage com o meio ao seu redor. Cada profissional é um indivíduo, que tem suas próprias necessidades, anseios, objetivos de vida e de carreira, que precisam ser respeitadas e atendidas, para que assim estes trabalhem com mais motivação e entreguem os resultados que se espera deles. 
Condições de trabalho adequadas
Outra forma de estimular na prática o bom desempenho por parte dos colaboradores é lhes oferecer condições de trabalho adequadas. Verificando-se a estrutura física, se os equipamentos, o maquinário e os softwares, por exemplo, estão em boa situação de uso, pois, dessa maneira, permite-se que os profissionais tenham a oportunidade de colocar o seu potencial pleno a cargo das necessidades da organização.

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/quais-os-tipos-de-comportamento-organizacional/

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