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domingo, 8 de dezembro de 2019

Administração Financeira e Orçamentaria


Como assunto a ser debatido, falaremos a respeito de administração financeira e orçamentaria, uma teoria que prioriza o estudo tanto quantitativamente como qualitativo na tomada de decisão da alta administração. O objetivo desta administração é explorar o máximo de lucro de um determinado setor ou companhia como um todo e essa teoria cabe também quando se refere a despesas onde se utiliza dos mesmos esforços porém do sentido contrário, buscando diminuir a maior quantidade de gastos.
Para explanar esse assunto foram abordados alguns conceitos explicando a função de uma administração financeira, orçamento e controladoria as três partes conversam de maneira combinada para que a “máquina” empresa funcione e suas estratégias e metas sejam alcançadas.

Objetivos e Atividades da Administração Financeira

Criar valor para os acionistas: Como dito acima, o lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis, mas que não evidenciam a capacidade real da organização.
Maximizar o valor de mercado: O valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima aceitável para os acionistas diante do risco assumido.
Maximizar a riqueza: Como último objetivo nós temos a maximização da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado
Operacional: As atividades operacionais de uma organização existem de acordo com os setores da empresa. Ela visa proporcionar por meio de operações viáveis um retorno ensejado pelos acionistas
Serviços Financeiros: Essa é área de finanças voltada à concepção e prestação de assessoria, como também, na entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos. Envolve oportunidades em bancos (instituições financeiras), investimentos, bem imóveis e seguros
Gestão financeira: Trata-se das obrigações do administrador financeiro nas empresas, ou seja, as finanças corporativas. Questões como, concessão de crédito, avaliações de investimentos, obtenção de recursos e operações financeiras, fazem parte dessas obrigações. Reflete principalmente as decisões tomadas diante das atividades operacionais e de investimentos.

Controladoria

Controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Contabilidade e do Sistema de Informações é responsável pela coordenação da gestão econômica da empresa.
A missão da Controladoria está ligada a visão do controle permanente e do alerta permanente.
Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a Controladoria de fazer acontecer o Planejado

Essencial para a compreensão apropriada da função da controladoria é uma atitude que vitaliza os dados financeiros para aplicá-los no futuro das atividades da empresa Controller
A função do Controller deve ser distinta do responsável pela Tesouraria
,é uma atividade de linha e operacional, que, basicamente, tem como função o suprimento de recursos financeiros para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.

Estrutura da Controladoria
Contábil e Fiscal: responsável pelas informações societárias funções, fiscais e funções de guarda de Ativos, tais como demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários, etc.
Planejamento e Controle: Incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a contabilidade por responsabilidade. Dentro da Controladoria, é imprescindível um setor que se responsabilize pelo que denominamos de acompanhamento do negócio

Fundamentos para a Implementação da Controladoria
Diagnóstico sobre a Empresa: Análise de toda a empresa tendo como referência sua organização e os sistemas de informação existentes, para que o controller possa fazer um diagnóstico das necessidades de informações para o modelo decisório:

Estrutura Organizacional: Entender a estrutura hierárquica da empresa classificando basicamente as áreas de produção, administração, comercialização, etc
Unidades de Negócios e/ou Processos Operacionais: Identificar as unidades de negócios e classificar os principais processos operacionais de cada uma delas. Entender as operações da empresa e os macroprocessos geradores de resultados que vão fundamentar a Contabilidade por atividades e unidades de negócio



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