Como
assunto a ser debatido, falaremos a respeito de administração
financeira e orçamentaria, uma teoria que prioriza o estudo tanto
quantitativamente como qualitativo na tomada de decisão da alta
administração. O objetivo desta administração é explorar o
máximo de lucro de um determinado setor ou companhia como um todo e
essa teoria cabe também quando se refere a despesas onde se utiliza
dos mesmos esforços porém do sentido contrário, buscando diminuir
a maior quantidade de gastos.
Para
explanar esse assunto foram abordados alguns conceitos explicando a
função de uma administração financeira, orçamento e
controladoria as três partes conversam de maneira combinada para que
a “máquina” empresa funcione e suas estratégias e metas sejam
alcançadas.
Objetivos
e Atividades da Administração Financeira
Criar
valor para os acionistas: Como dito acima, o lucro é uma
excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu
desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas
restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis,
mas que não evidenciam a capacidade real da organização.
Maximizar
o valor de mercado: O valor de mercado é considerado um dos
melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa
mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima
aceitável para os acionistas diante do risco assumido.
Maximizar
a riqueza: Como último objetivo nós temos a maximização
da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas.
Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado
Operacional:
As atividades operacionais de uma organização existem de acordo
com os setores da empresa. Ela visa proporcionar por meio de
operações viáveis um retorno ensejado pelos acionistas
Serviços
Financeiros: Essa é área de finanças voltada à concepção e
prestação de assessoria, como também, na entrega de produtos
financeiros a indivíduos, empresas e governos. Envolve oportunidades
em bancos (instituições financeiras), investimentos, bem imóveis e
seguros
Gestão
financeira: Trata-se das obrigações do administrador financeiro
nas empresas, ou seja, as finanças corporativas. Questões como,
concessão de crédito, avaliações de investimentos, obtenção de
recursos e operações financeiras, fazem parte dessas obrigações.
Reflete principalmente as decisões tomadas diante das atividades
operacionais e de investimentos.
Controladoria
Controladoria
é a unidade administrativa dentro da empresa que, através da
Contabilidade e do Sistema de Informações é responsável pela
coordenação da gestão econômica da empresa.
A
missão da Controladoria está ligada a visão do controle permanente
e do alerta permanente.
Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a Controladoria de fazer acontecer o Planejado
Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a Controladoria de fazer acontecer o Planejado
Essencial
para a compreensão apropriada da função da controladoria é uma
atitude que vitaliza os dados financeiros para aplicá-los no futuro
das atividades da empresa Controller
A
função do Controller deve ser distinta do responsável pela
Tesouraria
,é uma atividade de linha e operacional, que, basicamente, tem como função o suprimento de recursos financeiros para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.
,é uma atividade de linha e operacional, que, basicamente, tem como função o suprimento de recursos financeiros para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.
Estrutura
da Controladoria
Contábil
e Fiscal: responsável pelas informações societárias funções,
fiscais e funções de guarda de Ativos, tais como demonstrativos a
serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de
impostos, controle de inventários, etc.
Planejamento
e Controle: Incorpora a questão orçamentária, projeções e
simulações, custos e a contabilidade por responsabilidade. Dentro
da Controladoria, é imprescindível um setor que se responsabilize
pelo que denominamos de acompanhamento do negócio
Fundamentos
para a Implementação da Controladoria
Diagnóstico
sobre a Empresa: Análise de toda a empresa tendo como referência
sua organização e os sistemas de informação existentes, para que
o controller possa fazer um diagnóstico das necessidades de
informações para o modelo decisório:
•
Estrutura
Organizacional: Entender a estrutura hierárquica da empresa
classificando basicamente as áreas de produção, administração,
comercialização, etc
•
Unidades
de Negócios e/ou Processos Operacionais: Identificar as unidades de
negócios e classificar os principais processos operacionais de cada
uma delas. Entender as operações da empresa e os macroprocessos
geradores de resultados que vão fundamentar a Contabilidade por
atividades e unidades de negócio
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